Tratamento de semente: a evolução de uma semente forte e segura

Sem categoria

Tratamento industrial de sementes tem papel fundamental na proteção contra doenças e insetos

Nenhuma matéria-prima contribui de forma tão significativa para a construção de uma boa produtividade como a semente. Começar a safra com uma semente de qualidade, com alto poder de vigor e germinação são fatores essenciais na busca do sucesso do ano agrícola de uma lavoura. Nesta perspectiva, é importante destacar o diferencial do Tratamento Industrial de Sementes (TSI), que visa proteger e assegurar o êxito da atividade agrícola.

O tratamento de sementes consiste na aplicação de ingredientes químicos e/ou organismos biológicos nas sementes, de forma a suprimir, controlar ou afastar patógenos, insetos ou outras pragas. Neste sentido, este tratamento tem papel fundamental na proteção contra insetos e doenças na fase inicial do cultivo, protegendo o vigor e estabelecimento de plântulas, além de adiar as técnicas usuais de controle de pragas e doenças na fase inicial do plantio. É uma forma de proteger o potencial genético da variedade que o produtor escolheu para plantar, sendo um trabalho preventivo que pode evitar a ação de pragas e doenças e proporcionar o estabelecimento de um estande de lavoura.

O tratamento de sementes no processo industrial é uma realidade no país. O processo de TSI tem como principal vantagem a distribuição perfeita do produto químico por toda a superfície da semente de modo uniforme e na quantidade adequada, esta tecnologia torna o processo de plantio mais seguro e prático para o agricultor. As tecnologias que ampliam a produção na lavoura começam na escolha da semente certa. Por isso, é preciso garantir o melhor desempenho da semente e produtividade da lavoura.

Os benefícios do TSI podem ser destacados nos seguintes itens:

  • Precisão e garantia na dosagem;
  • Excelente cobertura e recobrimento;
  • Dose do ingrediente ativo por unidade de semente;
  • Maior comodidade ao produtor;
  • Segurança e proteção das sementes;
  • Proporciona um bom stand inicial;
  • Uniformidade na emergência das plantas;
  • Controla as doenças e pragas na fase inicial;
  • Evita perdas pela ação de pragas;
  • Retarda as doenças na parte aérea;
  • Proteção do potencial produtivo.

Tais benefícios se resumem em mais proteção das sementes, aumentando assim seu desempenho. Buscando melhor atender os sojicultores, a Boa Safra investe em tecnologias e processos. Para o Engenheiro Agrônomo, Caio Meller, “A Boa Safra oferece essa tecnologia ao produtor para proteger a semente de qualidade que ela oferece, garantindo assim que a mesma venha a germinar uma planta vigorosa, produtiva e protegida nos primeiros dias da cultura”, destaca.

A adoção do tratamento industrial de sementes são essenciais para quem deseja aumentar sua produtividade e competitividade no mercado. Em parceria com as empresas Syngenta Seedcare e Bayer SeedGrowth, apresentamos o Tratamento Industrial de Sementes Protect, com um amplo portfólio com os principais produtos para tratamento de sementes do mercado, para que o agricultor possa fazer a escolha do produto que atende às suas necessidades.

Conheça nossos tratamentos de sementes:

O Tratamento Industrial de Sementes Protect é uma tecnologia que garante a aplicação da dosagem correta do produto e a perfeita cobertura de toda a superfície da semente, com a qualidade Boa Safra Sementes, garantindo ao produtor proteção total contra pragas e doenças, segurança, eficiência e precisão. As sementes tratadas pela Boa Safra passam por rigorosos testes de qualidade que comprovam alto potencial de germinação.

Publicado em 09 maio de 2019

Cadastre-se em nossa
newsletter e receba novidades