Semente de soja com alto poder de vigor e germinação garante o sucesso e ótimos resultados para a lavoura

Sem categoria

Sementes de soja de alta qualidade que agregam valor ao sojicultor

A semente tem papel fundamental na construção e manutenção de lavouras com alta produtividade. Atualmente a agricultura oferece menos espaço para falta de planejamento e entendimento da atividade de cultivo de soja no país. Uma semente de soja com alto vigor tem mais chances de germinar e emergir em condições adversas. O cuidado em todas as etapas da produção das sementes é fundamental para elevar o comprometimento, qualidade e obtenção de bons resultados na lavoura.

Entre as espécies produtoras de grãos que são cultivadas no Brasil, a soja é considerada uma das culturas de maior potencial econômico para a comercialização tanto interna como externa. Por ser uma das oleaginosas mais importantes no mundo, vem ganhando cada vez mais espaço no país, e inclusive em áreas da região centro-oeste e sul, onde encontram-se os maiores produtores de soja do Brasil. Nessa perspectiva, vemos como o agronegócio brasileiro tem evoluído significativamente no que tange o setor produtivo de sementes de soja.

Segundo o Portal Brasil Agro, o plantio de soja na safra 2018/19 do Brasil, cujo início é entre setembro e outubro, deverá crescer cerca de 3% ante 2017/18, para um novo recorde de 36 milhões de hectares (…). O aumento na semeadura poderia levar o Brasil, já o maior exportador global da oleaginosa, a se firmar de vez como líder também na produção após superar os Estados Unidos neste ano.

Com o crescimento do plantio de soja, cada vez mais é necessário que as cultivares obtenham o nível máximo de rendimento. Por isso, o primeiro passo a seguir é a obtenção de uma população recomendável de plantas, na qual requer que sementes de alta qualidade sejam semeadas. Sementes de qualidade apresentam alta capacidade física e genética, sem a presença de pragas, capazes de germinar e com alto vigor. A utilização de sementes com índices relativamente elevados de germinação e vigor são fatores importantes a qual os produtores ganham em ausência de falhas e também em plantas mais vigorosas.

O vigor de sementes determina o potencial para uma emergência rápida e uniforme e para o desenvolvimento de plântulas normais sob uma ampla faixa de condições de campo; a germinação é definida como o processo que inicia com a absorção de água, até a protusão da raiz primária através do tegumento da semente.

Pesquisas científicas comprovam que cada 1% de aumento no vigor da semente, tem-se em média 0,5 scs/ha a mais na produtividade. Em 2017 os resultados da Boa Safra Sementes foram 93,7% germinação e 89,9% de vigor médio, resultados esses comprovados pelo laboratório e certificação de sementes Germinax. Este resultado reflete no cuidado em todas as etapas da produção das sementes, elevando nosso comprometimento na qualidade e na obtenção dos melhores resultados.

No processo de produção, a semente de soja é a matéria-prima da mais grande importância. Neste sentido, devemos sempre ter como estratégia começar a lavoura com uma semente da melhor qualidade, pois isso vai assegurar o estabelecimento de população adequada de plantas, compostas por plantas vigorosas, sendo fator fundamental para o início de uma plantação. Deste modo, inserir uma cultivar de soja no mercado com uma semente de alto vigor e germinação, propicia a essas as cultivares o seu pleno potencial de produtividade.

Para obter resultados satisfatórios, é necessário produzir com responsabilidade e sustentabilidade. Em meio a um contexto atual que traz grandes desafios para agricultura, a semente assume papel fundamental na construção de lavouras de altas produtividades. Diante disso, trabalhar com sementes de soja com alto poder de vigor e germinação é nosso maior objetivo; e a cada dia estamos trabalhando para oferecer e construir ótimos resultados ao lado do produtor.

Publicado em 09 maio de 2019

Cadastre-se em nossa
newsletter e receba novidades