Por Dentro da Boa Safra: Prêmio Conacredi AWARDS 2023Por Dentro da Boa Safra:
“No dia 07 de novembro de 2023, fui premiado com o melhor Case de Crédito do ano no Agronegócio na categoria Trading, Usina e Indústria pelo Conacredi AWARDS 2023 em São Paulo. Fiquei extremamente feliz e muito surpreso de ter ganho, confesso que não esperava. A sensação é de muita gratidão e felicidade, grato primeiramente a Deus, segundamente a Boa Safra e terceiramente ao departamento guerreiro e vencedor de Crédito & Cobrança”
Uma indústria do agronegócio que fornece sementes, enfrenta o desafio de lidar com uma ampla variedade de problemas, cada um com suas características sazonais e demandas específicas. Isso torna complexa a avaliação do crédito para as distribuidoras que desejam adquirir esse insumo a prazo. A planilha automatizada é usada para adaptar os critérios de análise de crédito de acordo com as peculiaridades do setor, levando em consideração fatores como a demanda sazonal, histórico de vendas e riscos associados a cada revenda.
A queda do preço da saca da soja não é novidade para ninguém, e diante disso, algumas preocupações foram levantadas no momento da concessão de crédito para as revendas neste ano. Em um ano atípico como esse, onde o produtor vem demorando muito para comprar os seus insumos (principalmente se tratando de sementes na expectativa de uma baixa dos preços) entendemos que a necessidade de uma análise econômico/financeira mais aprofundada diante das distribuidoras de insumos seria algo muito pertinente para evitar quaisquer problemas com a inadimplência e agilidade na devolutiva da aprovação ou não do crédito. A planilha automatizada foi criada nesse intuito, facilitando, aprofundando e agilizando a análise de crédito.
As distribuidoras de insumos agrícolas frequentemente enfrentam sazonalidade em suas operações, com receitas e fluxo de caixa variando ao longo do ano de acordo com os ciclos de cultivo e colheita. Isso pode dificultar a avaliação precisa da capacidade de pagamento e do risco de inadimplência. A planilha automatizada é utilizada para rastrear os padrões de fluxo de caixa das distribuidoras, considerando os períodos de maior e menor atividade econômica, e, assim, adaptar as análises de crédito de acordo com essas variações sazonais.
Nesse exemplo, a planilha automatizada permite aos analistas de crédito considerar a sazonalidade e o fluxo de caixa das distribuidoras de forma mais precisa, ajustando os critérios de análise e os prazos de pagamento de acordo com as condições específicas de cada negócio. Isso contribui para uma avaliação de crédito mais contextualizada e informada, que leva em consideração as particularidades do setor agrícola e melhora a capacidade da Cia de gerenciar riscos de inadimplência.
As distribuidoras de insumos muitas vezes precisam de uma resposta rápida sobre a aprovação de crédito, de modo a poderem planejar suas atividades de compra e venda. Com esta planilha, é possível ter mais agilidade na análise de crédito, o que também melhora a experiência do cliente e fortalece a relação comercial.
A planilha pode ser configurada para considerar uma série de critérios específicos, como histórico de compras, análise econômico/financeira das distribuidoras e histórico de crédito. Esses critérios podem ser definidos pelo analista responsável pela análise de crédito.
A mesma pode realizar cálculos complexos, como a avaliação da capacidade de pagamento com base nas informações financeiras das distribuidoras, considerando prazos de pagamento e outros fatores relevantes.
Através da automatização, a planilha pode gerar indicadores de risco para cada solicitação, ajudando os analistas a priorizar as análises e tomar decisões informadas. A automação permite uma análise mais rápida e consistente, agilizando a tomada de decisão e permitindo uma resposta rápida às solicitações das distribuidoras.
Essa pode manter um registro de todas as análises de crédito, criando um histórico que pode ser valioso para análises futuras e ajustes no processo. Ao automatizar a análise de crédito usando uma planilha, o departamento pode melhorar a eficiência, a precisão e a consistência do processo, ao mesmo tempo em que gerencia de forma mais eficaz os riscos associados ao crédito. Isso beneficia tanto a indústria quanto suas distribuidoras, criando um processo mais transparente e eficiente para ambas as partes.
A planilha elaborada para facilitar a análise de crédito, é dívida em cinco sheets. A primeira é a sheet por nome de (BP + DRE), essa etapa é considerada o ponto mais importante, pois é o momento que o analista realiza o imput de todos os dados que serão utilizados para análise nas próximas etapas. O analista retira os dados das DFs (Demonstrações Financeiras) e as coloca na planilha. Depois disso, o mesmo já pode iniciar as AH (Análises Horizontais) e AV (Análises Verticais). Ressalto, que o único imput de informações necessária para os cálculos dos indicadores financeiros, Ciclos Financeiros e Ciclos Operacionais e Dashboard é feito nesta etapa, diminuindo assim a necessidade de um esforço operacional.
A segunda sheet tem por nome (Indicadores), é a etapa que demonstra os principais indicadores utilizados pela Cia para análise de crédito para concessão as Revendas. Os indicadores são subdivididos em: Liquidez/Solvência; Alavancagem/Risco; Lucratividade; Rentabilidade; Fluxo de Caixa e Risco de Crédito. Conta com colunas para AH (Análises Horizontais), possui comentários em cada célula explicando o significado de cada indicador e seu impacto na análise de crédito, detém uma coluna de referência que foi calibrada ao longo do tempo de utilização para melhor comparação, conta também com uma coluna de status que revela se o indicador apresentado no último exercício está de acordo ou não com a referência de mercado.
No final dessa sheet, é possível notar um pequeno relatório que mostra o percentual de indicadores que estão consistentes e inconsistentes, para facilitar a análise ampla dos indicadores apresentados.
A terceira sheet (Ciclos), traz um resumo mais visual de como funciona os ciclos financeiros e operacionais de uma distribuidora de insumos. Facilita o entendimento dos dados e trás uma ilustração visual que amplia a capacidade de entendimento de como funciona esses dois processos tão importantes para as organizações.
A quarta sheet (Dashboard), traz nove painéis que mostram os principais números utilizados no momento de analisar o crédito que será concedido. Os painéis trazem, a Dívida líquida, Dív. Líquida/EBITDA, Receita Líquida, Lucro Líquido, Ebitda, Margem Líquida, Patrimônio Líquido, Payback e ROE. Além disso, essa sheet ajuda na visualização da evolução desses números ao longo do tempo, permite também, que essa etapa seja utilizada para eventuais apresentações junto a comitês de crédito. A transformação dos números em dashboards ajuda na melhor compreensão dos dados.
A quinta sheet (Parecer), é uma etapa reservada para o parecer técnico do analista depois de toda análise realizada diante das etapas anteriores. Com todas essas sheets compiladas e analisadas a análise de crédito é facilitada e extremamente efetiva.
“Tudo o que pedires em oração, crendo, o recebereis” Matheus Capítulo 21, Versículo 22
Artigo escrito por Natal Vidal
Publicado em 27 novembro de 2023