É normal ter o questionamento de qual o real papel do marketing em uma empresa ou meio corporativo. Se for explicar pelo sentido literal, o marketing nada mais é que ‘’uma estratégia empresarial para a adequação de necessidades, pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos etc’’. Essa definição poderia resumir o processo realizado na área, mas existe algo mais.
Por trás de uma boa estratégia, existe uma equipe que precisa unir forças e conhecimentos, pois não é só fazer com que mais pessoas falem sobre a empresa, isso é apenas a consequência de resultados gerados por ações assertivas, mas para executá-las com êxito, é preciso que cada membro desse time esteja disposto e dê tudo de si, todos os dias, para que não só ‘’falem sobre a marca’’, mas para que a reconheçam, a promovam e valorizem.
Em uma era de globalização e avanços tecnológicos constantes, é preciso se adaptar a Inteligência Artificial que domina todos os setores da comunicação, da arte e da inovação. Philip Kotler uma vez disse ‘’se você criar um caso de amor com os seus clientes, eles próprios farão a sua publicidade’’. Mais do que simplesmente alimentar conteúdos sobre o produto ou serviço, o marketing atua como uma ponte entre o que uma empresa oferece, o coração e a mente dos consumidores.
Talvez, o aspecto mais inspirador do marketing seja a sua capacidade de contar histórias. Através de campanhas e estratégias bem elaboradas, ele dá voz à missão e valores de uma empresa. Ele humaniza uma marca, transformando-a de entidade corporativa em entidade com propósito, paixão e personalidade. O marketing não apenas vende um produto, mas compartilha uma visão, um ideal, criando um laço real com o público-alvo.
É importante considerar que o marketing não se limita a propagandas e vendas. Neste modelo de negócio, além de contar com uma liderança ativa e empenhada em ensinar, instruir e transformar cada membro do time em profissionais ainda mais capacitados, o marketing perpetua no relacionamento com o produtor, até a geração de demanda em que é possível mostrar a prosperidade do produto, o mesmo que é tão falado nas redes sociais e se reforça em campanhas com intuito de atrair e converter ‘leads’.
Bem como estabelecer a marca em todos os veículos de comunicação, e que se estende a participações em grandes eventos e feiras do agronegócio onde os visitantes saem satisfeitos após visitar um stand moderno, com excelente recepção, preocupação com a experiência e perspectivas de negócios futuros, e quando se faz grandes vendas para aqueles clientes que foram cultivados após todos esses processos, vêm a importante missão de contabilizar e reportar o controle de extensos números e dados para continuar oferecendo toda a qualidade dos produtos da Boa Safra.
Por fim, em um mundo onde a informação está em todo lugar, o marketing se compara a um farol, orientando os consumidores através de mares cheios de escolhas e opções, estas que a onda mais forte se destaca. Ele ajuda a simplificar decisões, acentuar o que é relevante e a criar experiências que enriquecem, que valem a pena escolher e se fidelizar.
Talvez possamos dizer que o papel do marketing, possui um essencial poder transformador. Não é apenas uma ferramenta de negócios, mas um instrumento de mudança, inovação e conexão.
Nosso papel como o time de marketing da Boa Safra, temos o compromisso de deixar um legado por onde passamos, para levar o Brasil a plantar mais e mais com a gente.
Artigo escrito por, Andressa Guedes
Publicado em 22 novembro de 2023