Cresce presença de mulheres no agronegócio

Sem categoria

Para avançarmos na igualdade de gênero no trabalho é necessário que essa representatividade seja vista principalmente nas lideranças das empresas. E os dados recentes mostram que ainda falta um longo caminho a percorrer. Segundo pesquisa do IBGE, as mulheres ocupam cerca de 37,4% dos cargos de liderança no Brasil. No agro, a participação feminina na administração das empresas é de 19%.

Mas o setor vem se comprometendo a mudar esse cenário. Um levantamento da Associação Brasileira do Agronegócio mostra que 31% das propriedades rurais brasileiras estão sob responsabilidade de mulheres – e muitas delas já nasceram lideradas por elas. É o caso da Boa Safra Sementes, que tem Camila Colpo (foto abaixo) como co-fundadora e Presidente do Conselho da empresa. “Esse debate vem avançando em todas as áreas e no agro não poderia ser diferente. Um setor tão importante para o Brasil precisa da nossa presença nas posições de comando para alavancar a entrada de mais mulheres nesse mercado”, afirma Camila.

Agrônoma de formação e com mais de 10 anos de experiência no segmento rural, Camila é hoje uma das mais jovens mulheres a ocupar a presidência de conselho de uma empresa listada na Bolsa de Valores. É um exemplo de liderança para as 91 mulheres que trabalham na Boa Safra hoje – o número saltou de 30 para os atuais 90 nos últimos anos. Esse aumento foi verificado em todo setor: um levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP) mostrou que a participação feminina no campo aumentou 13,29% na comparação do 3º trimestre de 2021 ao de 2020. Entre os principais desafios das mulheres no setor, mudar a percepção de que o agro é um espaço masculino é prioridade. “Temos excelentes profissionais formadas atuando em todas as áreas do agronegócio. Quanto mais espaços ocuparmos, mas essa ideia ficará no passado”, conclui.

 

Assessoria de Imprensa Boa Safra

Publicado em 08 março de 2022

Onde comprar?
Fale com um de nossos representantes!
Clique aqui